Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Amato Lusitano

João Rodrigues de Castelo, ou seja, Amato Lusitano nasceu em Castelo Branco, filho de pais judeus. Foi para Espanha estudar na Universidade de Salamanca e, ao tentar voltar para Portugal em 1529, foi impedido pela inquisição por ser judeu.

Assim em 1534 viajou para Antuérpia onde publicou o seu primeiro livro, em 1536. Aí também adoptou este nome com o qual passou a assinar as suas obras. Viajou por toda a Europa até se estabelecer na cidade de Ferrara em 1541 em Itália, onde foi Professor Universitário de Anatomia. Era poliglota, falando Latim, Grego, Hebraico, Árabe, Português, Castelhano, Francês, Italiano, Alemão e Inglês.

Amato Lusitano

Em Itália vivia-se uma grande instabilidade política e religiosa, levando-o a ir para Roma onde foi médico do Papa Júlio III.

Com a intensificação da perseguição anti-semita, com a nomeação do Papa Paulo IV, este teve que abandonar a Itália e procurar refúgio no Império Otomano.

Amato Lusitano faleceu devido à Peste, com 57 anos de idade.

Fonte - wikipédia

1 comentário:

  1. Faltaria dizer que João Rodrigues de Castelo é o ortónimo do humanista português Amato Lusitano, dado inexistente no texto português da Wikipedia, mas presente no inglês.
    NB: as fontes consultadas devem sempre ser indicadas.

    ResponderEliminar