Este quarto capítulo, passa-se entre os anos de 1550 e 1553. Começa com a chegada de Josef, a Ferrara, que logo procura pelo palácio de Pedra amarela, onde se refugiava Dona Gracia Nasi. Ao lá chegar ouviu uma voz de mulher a cantar ” Al resplendor de la Luna” a romanza que José cantava para Maria da Hungria, era a voz de Reyna, que ao vê-lo o abraçou. Logo de seguida Dona Grazia apareceu, de cabelos brancos e traços puros.
Localização de Ferrara
A comunidade judaica em Ferrara tinha brilho e poder, oferecendo a Beatriz o quadro perfeito de uma educação judaica. O sábio Abrãao Abulafia era certamente desconhecido e pregava a liberdade da alma, conhecendo o Oriente, sendo com os sufis (místicos do islão), que aprendeu como reunir a alma ao seu Deus.
Josef apercebeu-se que Beatriz já não era bem a mesma, apesar de saíem, irem a festas e reunirem-se nos jardins. Beatriz, sob a influência de Dona Benvenida começou a jejuar. Nas horas das refeições retirava-se para o quarto, Josef intrigado, um dia subiu ao quarto e viu Beatriz de mãos nos joelhos, sentada, o se olhar estava absolutamente vazio. Colocando a mão sobre o seu peito, reparou que a sua respiração parara e tomando o seu pulso, não sentiu nada. Após acordar explicou a Josef , que era a Devenkhouth que Benvenida lhe ensinara. Josef também quis aprender esta técnica.
Um dia desentenderam-se, pois Beatriz tirava o sabor de tudo o que comia, já não usava especiarias, sentiu-se mal e caiu nos braços de Josef e este pensou que estava morta. Era necessário ocupá-la com serões poéticos, obras de caridade das senhoras.
Beatriz amava o impossível, investiu o dinheiro necessário, para traduzir a Bíblia, para o judaico – espanhol, assim todos os seus irmãos, mesmo os mais desfavorecidos, poderiam ter acesso aos textos sagrados.
Bíblia de Ferrara
Bíblia Hebraica
Foi com a chegada da primavera, que as pessoas começaram a adoecer, chegando assim a peste. Os Cristãos já não comiam aves de capoeira, nem leitão, nem animais ribeirinhos e consideravam o azeite cozido mortal. No momento de agonia, colocava-se-lhes nos lábios um pedaço de pão para atrair o veneno com o último suspiro.
Triunfo da Morte, por Peter Bruegel
Com tudo isto decidiram sair de Ferrara e após três meses, assegurados de que a Epidemia havia terminado, retornaram a Ferrara que renascia para uma vida normal. Aí começaram a preparar a partida para Istambul e, pouco tempo depois, partiram para a terra prometida.
NOVO DESAFIO: Traçar o perfil biográfico sucinto de Maria da Hungria.
ResponderEliminarNB:
Cuidado com a pontuação.