Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2010

Imperador Carlos de Habsburgo

Carlos de Habsburgo nasceu em Gante, a 24 de Fevereiro de 1500. Filho de Filipe “o Belo” e de Joana “a Louca”, e neto, pelo lado paterno, do imperador Maximiliano I e de Maria de Borgonha, e pelo lado materno, de Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela, os Reis Católicos. Era irmão de Maria da Hungria, a regente de Gant.

Foi Rei de Espanha (Carlos I) e Imperador do Sacro Império Romano (Carlos V). Arquiduque de Áustria, Duque de Milão e Duque de Suábia, Conde de Flandres, Rei de Nápoles e Sicília, como Carlos IV, entre 1516 e 1555, Príncipe dos Países Baixos de 1516 até abdicar do trono em Outubro de 1555.

Como imperador, considerava-se chefe da cristandade, por isso achava que os outros soberanos europeus deviam-lhe obediência. Determinado a instaurar uma monarquia universal católica, os seus maiores obstáculos foram os simpatizantes da Reforma, os islamitas e os franceses. Contra o islamismo promoveu, em Valença, a conversão forçada dos mouros (1525).

CARLOS V EM MULBERGA (Ticiano)

Durante seu reinado também realizaram-se grandes expedições para explorar novos continentes, entre elas a primeira volta ao mundo, iniciada por Fernão de Magalhães e terminada por Sebastián Elcano (1519-1522).

Desmotivado para continuar a reinar abdicou de parte do império em favor de seu filho Filipe II (1555), que se tornou soberano dos territórios borgonheses e rei da Espanha, Aragão, Castela, Sicília e Novas Índias, e depois (1556), renunciou à coroa imperial em favor de seu irmão Fernando, retirando-se completamente do poder e refugiando-se no mosteiro de San Jerónimo de Yuste, na Extremadura, onde ficou até sua morte, a 21 de Setembro de 1558.

2 comentários:

  1. Como se deixa ver, a primeira imagem não se refere a Carlos V, mas a um outro Habsburgo. De destacar, também, o facto de estar casado com a infanta Isabel de Portugal, depois rainha das Espanhas e Imperatriz do Sacro Império Romano- Germânico.

    ResponderEliminar