Páginas

domingo, 23 de maio de 2010

Maria de Habsburgo

Maria de Habsburgo (18 de Setembro de 1505 - 18 de Outubro de 1558), também conhecida como Maria da Hungria, da Áustria, de Castela ou da Borgonha, foi rainha consorte de Luís II da Boémia e Hungria e depois governadora dos Países Baixos para seu irmão Carlos V da Germânia.

Maria nasceu em Bruxelas, filha de Filipe "O Belo" e de Joana "A Louca", Rainha de Castela. Seus avós paternos eram Maximiliano I da Germânia e Maria, a Rica, da Borgonha. Seus avós maternos eram os Reis Católicos Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela. Era irmã mais nova Leonor de Habsburgo, Carlos V da Germânia, Isabel de Habsburgo, Fernando I da Germânia e de Catarina de Habsburgo.

Antes de completar um ano de idade, Maria foi prometida como esposa ao primeiro filho varão de Vladislau II de Boêmia e Hungria e da sua quarta consorte Ana de Foix. Em 1506 nasceu Luís II de Boêmia e Hungria e o casamento ocorreu em Buda, a 13 de Janeiro de 1522. Maria foi Rainha da Boêmia e Hungria durante quatro anos e sete meses.

Maria de Habsburgo

A 29 de Agosto de 1526, Luís foi morto na Batalha de Mohács enquanto liderava suas forças contra Solimão, o Magnífico, do Império Otomano. Eles não tinham filhos e as coroas unidas da Boêmia e da Hungria passaram para o irmão de Maria, Fernando I, que era casado com a irmã de Luís, Ana de Boêmia e Hungria. Apesar de seu casamento ter sido arranjado, Luís e Maria foram felizes juntos. Depois da morte do esposo, Maria rejeitou todas as propostas de casamento e usou o medalhão em forma de coração que seu esposo usou na batalha de Mohács.

Fonte: Wikipédia

1 comentário:

  1. Como se deixa ver, o Carlos V da Germânia é o nosso já conhecido Calrlos de Habsburgo, sacro-imperador romano-germânico e rei das Espanhas.

    ResponderEliminar