No passado dia 28 de Abril visitámos este local, tendo como guia o Sr. Valente que nos explicou toda a sua história, o que nos ajudou a perceber melhor o contexto religioso do livro A Senhora que estamos a estudar.
Mapa do museu
Estudantes com o guia Sr. Valente
Este centro histórico engloba um cemitério judaico que é o único vestígio desta comunidade em Portugal após a Inquisição. Possui 76 túmulos em mármore com inscrições em hebraico.Inicialmente estava entregue ao abandono mas foi restaurado em 1992 devido aos esforços de Issac Bitton que o registou como uma organização sem fins lucrativos.
Issac Bitton
Este centro engloba também um museu com mobílias do ano de 1820 retiradas de uma sinagoga original, o primeiro livro judeu impresso em Portugal chamado Pentateuco cujo único original se encontra no British Library em Londres e ainda outros livros, vestuários e artefactos judeus.Pentateuco
Ainda para além do museu, pode encontrar-se uma casa Tahara que inicialmente era usada para tratar dos falecidos antes destes serem enterrados.Actualmente, este centro histórico está a cargo de Ralp Pinto.
Aconselhamos a todos a visita a este lugar que tem um grande valor histórico e que nos dá a perfeita noção do modo de viver e das tradições desta comunidade.
A entrada é gratuita e situa-se perto do Hospital de Faro.
Localização do museu
Site: http://www.farojewishheritagecentre.org/
O sítio electrónico está desactivado, mas as fotos e imagens já estão bem visíveis, dando uma ideia do espçaço museológico. Um dia destes tenho de passar por lá a horas de o poder visitar...
ResponderEliminar